PUB Gobrico

Filarmónica Pedroguense celebrou 156 anos de existência

Marco Marques, 29 outubro 2019

2 min · 232

Filarmónica Pedroguense celebrou 156 anos de existência
A Filarmónica Pedroguense celebrou o seu 156º aniversário no passado dia 12 de outubro, com um concerto no auditório da Casa Municipal da Cultura de Pedrógão Grande.
A centenária banda pedroguense, sob a direção artística de Bruno Cruz, recebeu no palco a SAMP – Sociedade Artística Musical dos Pousos como convidada para um concerto conjunto que teve, em simultâneo, mais de 60 músicos. Nesta atuação, composta por temas conhecidos do grande público, destaque para  participação especial do solista Daniel Frazão.
Perde-se no tempo a data da fundação da Filarmónica Pedroguense. Porém, os primeiros registos históricos remontam a 1863, sendo à época pároco em Pedrógão Grande, o Padre Albino Simões Dias, da Benfeita, tio do poeta José Simões Dias. Nessa época, terminou a escola de Latim sediada na Rua Rica e fundou a Filarmónica Pedroguense.
A Filarmónica Pedroguense envolve perto de 50 pessoas, sendo a sua Banda de Música constituída atualmente por cerca de 30 elementos, onde predomina a juventude. A Escola de Música conta atualmente com cerca de 15 alunos, sob a orientação do Maestro Bruno Cruz, bem como com a ajuda de alguns músicos com mais experiência.
É uma Associação sem fins lucrativos, rege-se pelos seus Estatutos e Regulamento Interno e tem o dever de proporcionar o enriquecimento musical a todos os que querem aprender música.
Pela sua já longa carreira, apresenta um vasto reportório que tem honrado e dignificado o bom nome da vila de Pedrógão Grande em diversos pontos do país e, claro está, nos festejos religiosos do concelho. São disso exemplo a festa de Nossa Senhora dos Milagres, a Semana Santa, Senhor dos Passos e Páscoa, bem como em datas memoráveis, como o 25 de Abril e 24 de julho (feriado municipal) e ainda em Lisboa com a participação no 3º Desfile Nacional pelo Movimento 1º Dezembro na Av. da Liberdade.
PUB Minipreço
© 2025 Jornal Horizonte