PUB Gobrico

Ansião envolve sociedade civil no Conselho Municipal de Cultura

Marco Marques, 30 dezembro 2019

2 min · 175

Ansião envolve sociedade civil no Conselho Municipal de Cultura
Cerca de meia centena. É o número de pessoas que compõem o Conselho Municipal de Cultura (CMC) de Ansião, cuja cerimónia de instalação teve lugar ao final do passado dia 18, no Auditório Municipal, tendo sido conduzida pelo presidente da autarquia ansianense.
No arranque da sessão, António José Domingues disse que um dos objetivos da criação deste CMC passa por dar “consistência formal” às iniciativas que vão tendo lugar e recordou que o surgimento deste órgão foi impulsionado pela adesão do Município à Rede Cultura 2027 [interligada com a candidatura do Município de Leiria a Capital Europeia de Cultura 2027].
Este CMC reúne representantes de diversas entidades, com principal enfoque nas múltiplas associações culturais e recreativas existentes no Concelho de Ansião, às quais se juntam os serviços municipais de cultura, a Assembleia Municipal, a Direção Regional de Cultura do Centro, a diocese, as juntas de freguesia e as instituições de ensino.
Para completar este rol, há dez pessoas que, devido ao seu “reconhecido mérito cultural”, foram convidadas a fazer parte deste CMC. São elas: António Simões, Carla Raimundo, Fernando Freire, João Patrício, Jorge Santos, José Louro, Luís Neves Duarte, Manuel Augusto Dias, Prates Miguel e Raquel Fradique.
Na reta final da cerimónia de instalação do Conselho Municipal de Cultura, que tem as duas próximas reuniões previstas para Março e Setembro de 2020, a vereadora da Cultura resumiu a intenção deste novo órgão consultivo: “a valorização da Cultura em Ansião”. Cristina Bernardino sublinhou que uma das funções do CMC passa por ser uma “caixa de ressonância da argumentação plural que, naturalmente, é atributo da sociedade civil”, tendo “o poder e o dever de cooperar com o Executivo Municipal na definição do plano de atividades culturais (…) numa lógica de mudança e transformação de um espaço que é de todos”.
PUB Minipreço
© 2025 Jornal Horizonte