Fazer passeios de barco com guia turístico, andar de canoa ou atrever-se no stand-up paddle são algumas propostas da Câmara de Pedrógão Grande ao criar o programa de animação ‘Nautical Summer’, que ao longo de três meses vai disponibilizar um conjunto de atividades a preços muito reduzidos.
Foi precisamente a bordo de um barco na bonita albufeira do Cabril que o vice-presidente da autarquia, Luís Correia, e o responsável da empresa de animação turística Trilhos do Zêzere, Luís Dias, apresentaram o programa, no dia 21 de junho, em jeito de boas-vindas ao verão.
Segundo o autarca, os planos de água do concelho são “uma das maiores riquezas do território” e a estratégia passa por utilizá-los “de forma a valorizar ainda mais o turismo de natureza” e assim “conseguir captar mais pessoas”.
Luís Correia destacou a particularidade do concelho de Pedrógão Grande ser banhado por duas albufeiras [Cabril e Bouçã], alimentadas pelo Rio Zêzere e ainda ter a Ribeira de Pera, salientando o processo de certificação da Estação Náutica, cujo prazo de candidatura termina em setembro. “Temos o dossier praticamente pronto e a candidatura será submetida o quanto antes, sendo este conjunto de atividades um complemento que dará ainda mais maturidade à nossa pretensão de querer ser Estação Náutica”, afiançou o vice-presidente pedroguense.
Outra das vertentes associadas a este programa é a mais-valia que o aumento do número de pessoas no território pode ter. “A vinda de mais turistas vai ter impacto económico no nosso concelho, impulsionando a hotelaria, a restauração e o comércio”, destacou, pouco antes de apresentar o programa a diversos operadores de alojamento e restaurantes, desta feita noutro ponto nevrálgico deste sector, a Praia Fluvial do Mosteiro.
Para Luís Dias, as potencialidades do concelho nesta área são “imensas”. O operador turístico, conhecedor da região e do seu potencial, enalteceu o “enquadramento único” do território, salientando esta aposta da autarquia em “promover um dos seus melhores produtos”. Frisando que o programa é uma aposta “para cativar pessoas”, como provam os custos residuais das experiências, Luís Dias defende contudo que não é pretensão “promover o turismo de massas”. “Queremos proporcionar experiências únicas ao público que procura estes paraísos, normalmente famílias ou pequenos grupos”, explicou, dando a conhecer também outras experiências complementares fora da água, como são as caminhadas e os passeios de buggy, disponíveis durante todo o ano.
A acessibilidade é outro dos fatores a ter em conta. Ao contrário de outras albufeiras, a do Cabril está a 1,5 km do IC8 e disponibiliza espaço para autocarros, tendo também duas rampas para acesso à água.
De acordo com o programa divulgado, o ‘Nautical Summer’ começa dia 9 de julho com a prática de stand-up paddle na Albufeira da Bouçã, seguindo-se passeios de barco na albufeira do Cabril [dia 23] e canoagem de novo na Bouçã [30 de julho].
Em agosto, no dia 6 há caminhada aventura em torno da Ribeira de Pera, no dia 12 há passeios de barco no Cabril, finalizando o mês no dia 27 com canoagem noturna na albufeira do Cabril, local que no dia 3 de setembro recebe mais uma sessão de stand-up paddle.
Todas estas experiências têm início às 10h00 e um custo de apenas 5 euros por pessoa.
No dia 12 de Agosto vai acontecer o Cabril Open Day, um dia destinado aos mais jovens, com atividades gratuitas para todos.