O Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Pombal da GNR apreendeu uma “armadilha destinada a capturar animais de caça maior de forma ilegal”, no concelho de Pedrogão Grande. A operação aconteceu no dia 16 de julho, com os militares a encontrarem a referida armadilha na sequência de uma ação de prevenção e fiscalização ao exercício do ato venatório.
A referida armadilha, de grande dimensões, que possivelmente seria destinada à captura de veados ou javalis, “foi apreendida e os factos foram remetidos ao Ministério Público de Pedrogão Grande”, informou o Comando Territorial de Leiria.
A GNR relembra que “para preservação da fauna e das espécies cinegéticas a caça só pode ser exercida pelos processos e meios permitidos, constantes da Lei da Caça”.
Relembra, ainda, que através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), “tem como preocupação diária o cumprimento das disposições legais e regulamentares referentes à proteção da natureza e do ambiente, bem como proteger e conservar o património natural e prevenir e investigar os respetivos ilícitos referentes ao ordenamento do território”.