PUB Gobrico

Pedrógão Grande reivindica atenção do Governo

Marco Marques, 27 julho 2023

3 min · 100

Pedrógão Grande reivindica atenção do Governo
António Lopes apresentou uma série de reivindicações ao Governo, por ocasião do Dia do Concelho, celebrado em Pedrógão Grande no dia 24 de julho. O autarca aproveitou a sessão solene para dirigir várias preocupações ao convidado de honra, o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.
Entre as queixas do ‘caderno de encargos’, o autarca pedroguense destacou a área da Saúde, sempre sensível ainda por cima numa região ‘envelhecida’. António Lopes criticou a decisão “unilateral do Ministério em encerrar as extensões de Saúde de Graça e Vila Facaia”, medida que tem forte impacto na qualidade de vida das populações. O edil fez notar que as soluções passam pelo transporte das pessoas para a sede de concelho ou por teleconsultas a partir das juntas de freguesia onde “não existem recursos humanos disponíveis”.
Reparos também para a estratégia governamental na área da proteção civil, onde o autarca diz que faltam políticas atrativas e apoios para cativar os jovens a ingressar na carreira de bombeiros.
Preocupação também manifestada foi na área de gestão florestal e da segurança, com António Lopes a pedir um reforço ao patrulhamento por parte da GNR de forma a dissuadir eventuais atos criminosos, visando também a ‘pasta’ do ministro no que concerne às condições patenteadas pelo Posto Territorial de Pedrógão Grande.
Passando a revista sobre as medidas que o executivo a que preside tem dado mais atenção nestes quase dois anos de mandato, António Lopes destacou a intervenção na Floresta, dando conta dos projetos em curso em três ‘condomínios de aldeia’ e da candidatura para outros cinco. Recorde-se que Pedrógão Grande tem duas ‘Aldeias Seguras’ e está prevista a criação de outras duas ainda em 2023.
No que concerne à intervenção nas Áreas Integradas da Gestão da Paisagem, o edil deixou escapar algum enfado no que diz respeito às dificuldades sentidas no diálogo e articulação com os proprietários.
Mas nem só de problemas se falou e os momentos positivos tornaram o Dia do Concelho mais alegre, apesar da chuva que ‘abençoou’ a parada. Foi o caso da homenagem da autarquia à Filarmónica Pedroguense, no ano em que celebra o 160.º aniversário. António Lopes frisou o papel “fundamental” desempenhado pela instituição na divulgação da Cultura e na transmissão de valores humanos e em jeito de prenda, ofereceu um xilofone à coletividade.
Após a sessão foram inauguradas as obras da primeira fase do Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável, investimento de cerca de 1,2 milhões de euros.
MUITA FESTA
A edição das Festas de Verão e Expoarte começou com a atuação de Palomita e Los Gringos Locos. No segundo dia houve concerto da Filarmónica Pedroguense e à noite foi a vez de Chef Duro & Seus Adversários e de Quim Barreiros animarem o palco principal. O coletivo Zona do Pinhal Sound System uniram as suas sonoridades encerrando a noite com chave de ouro.
No dia seguinte o Folclore chegou à Devesa com as atuações dos Ranchos de Sanfins de Ferreira, Várzea de Candosa, encerrando com o Rancho de Vila Facaia. No Palco Expoarte, Doutor e os Aflitos abriram o apetite para a atuação de uma das artistas do momento, Bárbara Bandeira.
No quarto e ultimo dia, e após a Sessão solene e a entrega dos prémios dos Jogos com Tradição, atuaram os Académicos dos Cavaquinhos. Ao fim da tarde a sardinhada foi o aperitivo para o grande concerto de Nininho Vaz Maia.
PUB Minipreço
© 2025 Jornal Horizonte