PUB Gobrico

'Fazunchar' regressa a Figueiró dos Vinhos com mais ‘pinceladas’ artísticas

Marco Marques, 01 agosto 2023

2 min · 471

'Fazunchar' regressa a Figueiró dos Vinhos com mais ‘pinceladas’ artísticas
De 12 a 20 de agosto a 5.ª edição do Fazunchar, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos e com a curadoria e coorganização da plataforma de intervenção artística Mistaker Maker, volta a ocupar o espaço público não só da sede do concelho mas também de todas as freguesias (Aguda, Arega e Campelo). 
Com pinturas murais, residências artísticas, workshops, visitas guiadas, exposições, concertos de música ao vivo e muito mais, ambiciona continuar a assumir-se como ponto de encontro, diálogo, experimentação e reflexão entre território, comunidade e arte.
No que se refere à pintura mural, programação central da festa, além do português Mário Belém e do belga Jaune, o Festival vai contar com obras de Daniela Guerreiro (PT),  Giuliane Sampanio (BR) e Marta Lapeña (ES). Talentos emergentes da pintura e artes plásticas, nacional e internacionais, que são convidados a deixar, nas paredes do concelho de Figueiró dos Vinhos, o seu olhar pessoal sobre este território e as suas gentes.
Uma das grandes novidades desta edição é a ação “Fazunchar faz a Festa”. No âmbito do 10.º aniversário do Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos, a associação local Terractividade foi desafiada a juntar-se a esta iniciativa e a resposta são 9 horas de muita agitação, que se inicia ainda durante a tarde, com a apresentação do livro MURO, do escritor João Pedro Vala.
Logo depois acontece um singular momento, ‘Traços e Acordes’, que junta a música de Mouzelo e Nuno Sá, papéis, lápis e copos.
À noite há uma descontraída roda de conversa, onde artistas e comunidade se sentam para debater a temática ‘Arte e Comunidade’. Mais tarde o festival fica entregue à música, onde por entre bandas e dj locais, se destaca um concerto ao vivo de Stereossauro.
O Fazunchar conta este ano com a apresentação de 3 exposições: ‘De Tempos a Tempos’ do fotógrafo portuense Miguel Oliveira; ‘Quais as cores de Figueiró dos Vinhos’, uma criação comunitária dos papéis marmoreados que serviriam de base para a identidade gráfica desta edição; e finalmente a exposição ‘Ilustrar Malhoa’ que representa o desafio lançado a reconhecidos ilustradores portugueses.
Parte essencial de todas as edições do Fazunchar são as suas residências artísticas. Além da já anunciada residência musical de Ana Lua Caiano, acontecerão residências de pintura com Martinho Costa e vídeo, com Miguel Canaverde.
Nesta edição há ainda dois workshops direcionados à comunidade: Cianotipia Botânica orientado por Azul Cobalto e Encadernação, orientado por Prudêncio.
Visitas Guiadas, Rota dos Fregueses e Jornal de Cordel são outras das atividades, tal como o já tradicional piquenique comunitário, que encerra esta semana de festa artística.

Anuncie neste espaço

© 2024 Jornal Horizonte