PUB Gobrico

Câmara de Ansião vai reforçar apoio à associação ‘Pêlo na Venta’

Marco Marques, 26 setembro 2023

2 min · 95

Câmara de Ansião vai reforçar apoio à associação ‘Pêlo na Venta’
A Câmara de Ansião vai reforçar o apoio ao Grupo de Proteção Animal ‘Pelo na Venta’, através de um protocolo que lhe permita gerir o processo de esterilização de animais, que até aqui tem desempenhado na forma possível, apenas com recurso a donativos de particulares.
A questão foi abordada na reunião do executivo de 18 de setembro, depois da vereadora Célia Freire ter questionado o presidente da Câmara para “as dificuldades sentida pela associação”. Considerando que os voluntários do ‘Pêlo na Venta’ têm “desempenhado um papel fundamental” numa questão “cada vez mais sensível” como é a causa dos animais e a saúde pública, a vereadora do PSD quis perceber “de que forma tem o município colaborado” com a referida associação numa área na qual tem responsabilidades, dizendo parecer-lhe “pouco atuante”, sobretudo na questão das esterilização de animais.
Em resposta, o presidente da autarquia disse que “está a ser estudado um protocolo para dar outro tipo de conforto financeiro” ao Grupo de Proteção Animal que apenas recebe um pequeno apoio anual, sendo intenção do município protocolar o processo de esterilizações. “Julgamos que será mais fácil que seja a associação a gerir esse processo”, adiantou António José Domingues, reconhecendo que se trata de uma questão pertinente. O autarca, que reforçou o “trabalho meritório do grupo de pessoas que constituem o ‘Pêlo na Venta’”, salientou a “preocupação com o número crescente de animais abandonados, que é uma responsabilidade municipal”. Nesse âmbito disse que irão ser investidos 37.500 euros em obras para adequar o Centro de Recolha e Proteção Animal às exigências atuais. “São obras que incluem uma ampliação e a criação de espaço de esterilizações e realização de cirurgias”, adiantou Domingues. Admitindo não ser suficiente para as necessidades, o autarca disse que o Município está a estudar a implementação de outras práticas, como a colocação de kits nas ruas em locais adequados para alimentar os animais vadios.
PUB Minipreço
© 2025 Jornal Horizonte