O património, a cultura e a gastronomia estiveram em destaque de 22 a 24 de setembro em Pombal, com a realização de mais uma Feira Nacional de Artesanato e Tasquinhas. Ao longo dos três dias foram milhares as pessoas que visitaram a Feira na Expocentro, aproveitando um fim de semana com temperaturas convidativas para sair de casa.
Este evento é um dos maiores do género no centro do país e a sua importância foi destacada pelo recentemente empossado presidente do Turismo Centro de Portugal. Raul Almeida, que presidiu à sessão de abertura, enalteceu a importância da Feira para o crescimento da região e, naturalmente, do país.
“São eventos como estes que fazem com que as pessoas venham ao território, aumentem o número de visitantes e reforcem a notoriedade da marca Centro de Portugal”, disse, referindo que a iniciativa reúne “ativos importantes de promoção turística”, como o património, a cultura e a gastronomia.
Antes, já o presidente da Câmara de Pombal havia destacado o número de expositores presentes, que rondaram os 180, representativos de todo o território nacional.
Pedro Pimpão enalteceu o programa de animação associado ao evento, pensado para “criar mais atrativos para que as pessoas venham visitar a feira de artesanato e usufruam das 12 tasquinhas”. Uma mostra gastronómica que esteve a cargo de associações e instituições das freguesias, com o acompanhamento das respetivas juntas de freguesia.
Por outro lado, o autarca sublinhou a projeção dada ao evento e ao território com a transmissão em direto do programa Aqui Portugal pela RTP e RTP Internacional no dia de domingo.
De referir que este ano, o certame contou também com a participação especial do Ayuntamiento de Ayora, da Província de Valência (Espanha), no âmbito de um protocolo de colaboração celebrado entre os dois municípios, bem como do Município de Castro Marim (Algarve), em que a vice-presidente da autarquia, Filomena Sintra, é natural de Pombal, um território que nas últimas décadas, tem acolhido muitos empresários e investidores de Pombal.
A Feira Nacional teve organização conjunta do Município e da Adilpom – Associação de Desenvolvimento de Iniciativas Locai de Pombal.