PUB Gobrico

Associação de Aldeia de Ana de Aviz tem novo presidente 30 anos depois

Marco Marques, 24 outubro 2023

2 min · 159

Associação de Aldeia de Ana de Aviz tem novo presidente 30 anos depois
António Coelho Mendes deixou a direção do Centro de Convívio de Aldeia Ana de Aviz depois de 30 anos na presidência, os mesmos da associação, celebrados em fevereiro último. O dia 15 de outubro foi dia de festa, mais um com casa cheia na sede da associação. Foi dia de eleições e a altura certa para homenagear o antigo presidente e dar posse aos novos dirigentes, numa lista encabeçada por Nívio Mendes, curiosamente seu sobrinho.
Na sua página de facebook, o Centro de Convívio publicou um texto de homenagem a António Mendes [que vai continuar na associação, no Conselho Fiscal] e a todos os que o acompanharam desde o dia 1 de fevereiro de 1993, não esquecendo o impulso benemérito da família Herdade, que “abriu portas ao Centro de Convívio da Aldeia de Ana de Aviz, numa bela casa no centro da aldeia”.
“A família ofereceu o imóvel e o recheio e deu morada permanente a uma pequena, mas recheada biblioteca, para que a gente desta aldeia aninhada e tímida, com uma bela praia fluvial, pudesse usufruir de um ponto de encontro, agradável, com uma pequena sala de estar e um bar para animar as tardes de Domingo”, prossegue.
Foram trinta anos e o Centro de Convívio “teve um timoneiro que o manteve vivo e honrou com a sua direção a aldeia de Ana de Aviz”, refere a publicação, enaltecendo António Coelho Mendes, carinhosamente conhecido por “Tóino Ferreiro”.
E prossegue: “Uma comunidade faz-se das pessoas que a vestem, que para além do amor à terra, oferecem o seu melhor, a sua abnegação, a sua resiliência. É o caso deste homem, e das mulheres e homens que ao longo destes trinta anos, ofereceram a sua disponibilidade para um contributo muito importante”.
“Passaram trinta anos e vêm outros que ficarão felizes se conseguirem realizar as mesmas façanhas das anteriores direções”, vaticina.
Relativamente aos Órgãos Sociais eleitos para o próximo biénio, a Direção tem como presidente Nívio Mendes, vice-presidente Luiz Mendes, tesoureiro Cláudio Abreu, secretário Luís Pires, vogais Júlio Lourenço, Nuno Conceição e Márcia Henriques, sendo suplentes Rui Abreu, Sérgio Silva, Paulo Moredo, Fábio Quintas, Vasco Abreu e Miguel Godinho.
Já a mesa da Assembleia Geral é presidida por José Manuel Herdade e secretariada por Margarida Lucas e Pedro Telhada.
Finalmente o Conselho Fiscal é presidido por Jorge Telhada, tem como secretário Francisco Mendes, redator António Mendes e suplentes Maria Dionilde Mendes e António Soldado.
PUB Minipreço
© 2025 Jornal Horizonte