PUB Gobrico

Figueiroenses com dupla vitória no Campeonato Nacional de Pesca Embarcada ao Achigã

Marco Marques, 27 outubro 2023

2 min · 76

Figueiroenses com dupla vitória no Campeonato Nacional de Pesca Embarcada ao Achigã
A dupla André Lourenço / João Almeida concluiu com ‘chave de ouro’ a sua participação no Campeonato Nacional de pesca embarcada ao achigã, ao vencer as duas últimas provas realizadas nos Lagos do Sabor, em Torre de Moncorvo nos dias 7 e 8 de outubro.
Uma performance notável da dupla de pescadores figueiroenses, que os fez recuperar da 10.ª posição em que se encontravam para o 5.º lugar final, performance que só não foi melhor em virtude do boicote 
Num local reconhecido como um “paraíso” para a modalidade, com muitos peixes e de grande tamanho, não estranhou que em ambos os dias as 13 equipas tenham levado à pesagem o total máximo de peixes permitido (5). Foi o lote de peixe a fazer diferenças e aí André e João não deram hipótese, apresentando um total de 8,360 kgs mais de 2,500 kgs do peso contabilizado pela dupla 2.ª classificada. No domingo, as capturas não foram tão generosas, mas os 6,438 kgs voltaram a ser mais do que suficientes para os pescadores da ADFV voltarem a ser vencedores.
De referir que a outra dupla que compete pela Desportiva, César Ramos e Diogo Sousa, se apresentou novamente a grande nível, concluindo o campeonato na 3.ª posição, a escassos dois pontos do 2.º lugar, aquele que tinham ocupado no último ano e lhes valeu o passaporte para o Campeonato do Mundo.

ADFV REPRESENTADA NO 
CAMPEONATO DO MUNDO
Campeonato do Mundo que decorreu nos 21 e 22 de outubro também nos lagos do Sabor e que teve César Ramos e Diogo Sousa a envergar as cores da ADFV e de Portugal. O selecionado luso terminou no 7.º lugar da geral entre 14 países participantes, numa competição ganha pelos Estados Unidos da América, seguidos pela Alemanha e Itália no pódio.
A dupla da ADFV terminou em 13.º no primeiro dia e em 21.º no segundo, o que lhes valeu o 18.º lugar da geral entre 45 duplas.
De referir ainda que o maior achigã da prova foi capturado pela dupla portuguesa Eduardo Fouto e Pedro Rodrigues e pesava 2,675 kgs.

JOSÉ ALVES CAMPEÃO
DO TORNEIO INTER-SÓCIOS
No que diz respeito à pesca desportiva à bóia, realizou-se mais um campeonato inter-sócios da ADFV. Depois das 4 provas, sagrou-se campeão José Alves com a pontuação máxima de 3 pontos, seguido por João Almeida em 2.º e Acácio Moreira em 3.º num total de 25 participantes.
A época desportiva federada termina no dia 5 de novembro no Choupalinho em Coimbra, com a realização da Taça Dr. Artur Coimbra, uma prova que junta os clubes da Associação Regional das Beiras e onde a ADFV se fará representar.
Em termos de resultados individuais foi uma época bastante positiva, com um título da 3.ª divisão nacional [Nuno Nunes], uma manutenção na 2.ª divisão nacional [Rui Silva], duas subidas à 2.ª nacional [Nuno Nunes e Joaquim Mendonça] e várias subidas à 3.ª divisão nacional centro.
PUB Minipreço
© 2025 Jornal Horizonte