PUB Remax Nostra

Agrupamento de Escolas de Ansião celebrou Cidadania Ativa

Marco Marques, 27 novembro 2023

3 min · 87

Agrupamento de Escolas de Ansião celebrou Cidadania Ativa
No dia 25 de outubro o Agrupamento de Escolas de Ansião viveu mais um entusiasmante dia de educação. Numa cerimónia que marcou o início da IV Semana da Cidadania Ativa - Celebrando(ar) a Cidadania, conjugaram-se vários momentos com o denominador comum de educação para a cidadania, visando o desenvolvimento de competências de valores cívicos e democráticos e de valorização de direitos humanos.
Nesta cerimónia estiveram presentes Sr.ª Diretora, Dra. Ermelinda Mendes, o Sr. Presidente da Câmara, Dr. António José Domingues, o Sr. Vereador da Educação e Vice-Presidente, Dr. Jorge Paulo Fernandes, o Presidente do Conselho Geral do AEA, Eng. Rui Rosa, a subdiretora do AEA, Dra. Isabel Serra, Sra. Presidente da Associação de Pais, Sra Paula Mateus, e representantes da comunicação social local. Na assistência estiveram, ainda, alunos e professores, embaixadores juniores e seniores, bem como os delegados de turma. 
A sessão dividiu-se em diferentes momentos: a tomada de posse das Associações de Estudantes - ato também realizado na Escola N.º2 do Avelar - a entrega dos certificados da 7.ª edição aos Embaixadores Juniores e Seniores do Programa Escola Embaixadora do Parlamento Europeu e a 1.ª Assembleia Geral de Alunos. 
Os diversos oradores parabenizaram todos os que têm trabalhado para a existência de uma cidadania ativa nos nossos jovens, assim instigando à sua futura participação na sociedade, enquanto agentes transformadores para o bem de todos, sublinharam o papel de elevada responsabilidade dos jovens recentemente eleitos para a Associação de Estudantes, na pessoa dos seus presidentes, Francisca Costa, na escola sede, e Ivo Marcelo, na Escola de Avelar, salientaram a importância da identidade e consciência europeias e do alcance das pequenas ações que, em conjunto, poderão ser determinantes para a sociedade. 
O Presidente lembrou os ganhos que, a nível democrático, se alcançaram há 50 anos, em abril de 1974.  
O Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas de Ansião valoriza a formação integral das nossas crianças e jovens, por isso todos os anos reconhece, com o mérito de Qualidades Humanas e Cívicas, aqueles que se destacam pelas suas características pessoais, pela sua atitude e postura na escola, respeitando o Regulamento Interno, os princípios de convivência e bom relacionamento interpessoal, sendo não só reconhecidos pelos seus colegas, mas também pelos seus professores. Os Certificados de Mérito de Qualidades Humanas e Cívicas foram entregues em momentos de Assembleias de Turma, realizados nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento. À semelhança do mérito académico e artístico, este mérito é patrocinado pelo Município de Ansião, que oferece a cada um destes alunos um presente. Simbolicamente, durante a cerimónia, os certificados foram entregues aos Delegados de Turma. 
O público foi, ainda, presenteado com alguns momentos musicais interpretados pelo Professor Licínio Maurício e pela jovem professora de Teatro, Ana Pereira. 
De seguida, enquanto os alunos ficaram a realizar a 1.ª Assembleia na Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello, os convidados e docentes seguiram para a cerimónia de descerramento da nova placa do programa Escola Embaixadora do Parlamento Europeu merecida pelo sexto ano consecutivo. 
No dia 30 de outubro decorreu a atividade; À conversa com..”, por videoconferência para alunos do 9.º ao 12.º anos, que teve por base a partilha de experiências e conhecimentos de pessoas que trabalham diretamente na área da Cidadania Global.  
As convidadas foram Mónica Silva e Catarina António que trabalham em Organizações Não- Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD) e que nos deram a conhecer a sua experiência enquanto Agentes de Transformação Social. 
Ao longo da semana foi ainda construída a exposição “Cidadania é…” onde, de forma lúdica, se relevaram os valores da cidadania ponderados por todos os alunos dos 5.º ao 12.º anos de escolaridade, nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento. 
A equipa GIC do AEAnsião

Anuncie neste espaço

© 2024 Jornal Horizonte