PUB Gobrico

Câmara de Figueiró paga lanches a crianças do ensino pré-escolar

Marco Marques, 28 novembro 2023

2 min · 64

Câmara de Figueiró paga lanches a crianças do ensino pré-escolar
Cerca de 70 crianças do ensino pré-escolar vão beneficiar de lanche escolar gratuito ao abrigo de uma medida aprovada pela Câmara de Figueiró dos Vinhos no âmbito do plano da Ação Social Escolar.
De acordo com a autarquia presidida por Jorge Abreu, os alunos do ensino pré-escolar do Agrupamento de Escolas do Concelho de Figueiró dos Vinhos, passam a beneficiar a partir do dia 20 de novembro, da medida “Lanches Escolares”, que representa um investimento orçado em 11 mil euros no corrente ano letivo.
Esta medida pretende “uniformizar a oferta alimentar e promover um consumo alimentar mais equilibrado, diversificado e completo”, refere a edilidade.
Para além disso, “constitui uma mais-valia, não só pela resposta social mas também pela forma como auxilia as famílias na organização das refeições diárias das crianças”, acrescenta a mesma nota da autarquia.
A nova medida em vigor, insere-se num conjunto alargado de ações que o Município de Figueiró dos Vinhos tem vindo a desenvolver, no âmbito das políticas de educação e ação social escolar definidas no Concelho e de que são exemplo, entre outras, a atribuição gratuita dos cadernos de atividades e fichas de trabalho aos alunos do Ensino Básico matriculados no concelho.

PROTOCOLO COM ASAE
PARA GARANTIR QUALIDADE
Noutro âmbito, foi firmado no dia 14 de novembro protocolo de cooperação entre o Município de Figueiró dos Vinhos e a ASAE - Autoridade de Segurança Alimentar e Económica. Garantir a qualidade e segurança das refeições escolares fornecidas nos refeitórios de responsabilidade municipal, bem como, sensibilizar e capacitar, em especial a comunidade escolar, em matéria de higiene e segurança alimentar são alguns dos pressupostos do acordo.
Segundo informação da autarquia, no decorrer desta iniciativa, a ASAE procedeu à doação de cerca de 200 artigos de vestuário, resultantes de apreensões decorrentes de ações de fiscalização, integradas nas práticas de responsabilidade social, com vista à sua oferta a pessoas carenciadas identificadas pelos Serviços de Ação Social do Município.
PUB Minipreço
© 2025 Jornal Horizonte