A Turbine Kreuzberg, uma agência de software alemã sediada em Faro, esteve em Figueiró dos Vinhos a 13 de dezembro para uma palestra sobre a importância da diversidade na tecnologia, numa altura em que apenas cerca de 20% dos profissionais de tecnologia são mulheres.
A iniciativa, intitulada “Future Pwit” tem colaboração da associação Portuguese Women in Tech (PWIT) e centra-se na organização de visitas a escolas para sublinhar a importância de um ambiente diversificado, especialmente na indústria tecnológica.
Depois de sessões em cidades como Porto ou Faro, estiveram no Agrupamento de Escolas de Figueiró dos Vinhos onde fizeram três sessões, falando para um total de 120 alunos. Foi a primeira e única sessão a ser realizada numa vila em todo o país.
O evento começou com uma apresentação sobre o mercado tecnológico em Portugal, seguido de um painel com Liliana Pereira e Inês Carvalho, moderado por Sérgio Godinho (natural de Figueiró dos Vinhos), todos da Turbine Kreuzberg.
De seguida, realizou-se uma sessão de perguntas e respostas, na qual os alunos puderam colocar questões sobre o mundo tecnológico.
Liliana Pereira, natural do vizinho concelho de Alvaiázere, realçou que “estes eventos são fundamentais para que possamos inspirar os jovens. A nossa ambição não deve ser limitada ou refreada pelo tamanho do nosso local de origem. Sendo natural de Alvaiázere, acredito que ser de uma pequena vila ou de uma grande cidade deve ter cada vez menos preponderância no desenvolvimento das nossas carreiras”.
“Nesta região é frequente ter de migrar para um meio urbano de modo a perseguir desenvolvimento profissional e esta área oferece a possibilidade de se ter uma carreira sem abdicar de ficar perto das suas raízes”, sintetizou Sérgio Godinho.