O Ansião Gravel Race Challenge coroou, no dia 29 de setembro, os primeiros campeões nacionais de gravel, uma vertente de ciclismo que já conta com campeonato do Mundo e combina elementos de estrada e BTT.
Ansião continua a afirmar-se como território de excelência para acolher provas nesta modalidade, muito por ‘culpa’ do dinamismo imprimido pelos Ansibikers, associação que voltou a estar em grande no nível organizativo da prova, que contou com suporte e apoio do Município.
Misturando terreno habitual na estrada com outros do ciclocrosse e do ‘cross country’, a vertente gravel tem crescido e os primeiros Nacionais foram corridos em vários escalões no máximo de 140 quilómetros (masculinos) e 90 (femininos).
Diogo Gonçalves (ABTF Betão-Feirense) e Ana Santos (Guilhabreu MTB Team) fizeram história ao consagrarem-se os primeiros campeões nacionais de Elite.
Diogo Gonçalves destacou-se dos demais concorrentes e liderou a classificação final, tendo percorrido o percurso de 140 quilómetros em 4h43m33s.
Terminou com 3m9s de vantagem sobre Carlos Cruz (SAERTEX Portugal/Edaetech), segundo classificado, e 4m45s sobre João Cruz (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), terceiro.
Já Ana Santos, completou os 90 quilómetros em 3h31m11s, à frente de Vera Vilaça (DAS-Hutchinson-Brother-UK), que chegou em segundo lugar, a 3m37s, e de Celina Carpinteiro (CDASJ/Cyclin’Team/Município Albufeira), terceira a 16m37s.