O Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, inaugurou no dia 27 de setembro, a XXIX Feira Nacional de Artesanato e Tasquinhas de Pombal que decorreu durante o fim de semana numa organização conjunta do Município e da Adilpom – Associação de Desenvolvimento de Iniciativas Locais de Pombal.
“Valorizar o artesanato nacional, pela sua importância cultural, económica e social; fomentar o aparecimento de jovens artesãos e de novas atividades na área dos ofícios tradicionais; e, envolver a comunidade pombalense na dinamização de iniciativas de cariz educativo, de animação e de promoção de produtos locais, ao nível do turismo e da gastronomia”, foram alguns dos objetivos do certame que voltou a atrair milhares de visitantes ao Expocentro – Centro Municipal de Exposições de Pombal.
Nesta 29ª edição, a Feira reuniu cerca de 175 expositores de todas as regiões do país, sendo 54 os artesãos naturais do concelho de Pombal. Nesta edição de 2024, foi convidado a estar presente o Município de Vila Verde, com a sua Marca Namorar Portugal.
Os sabores e as tradições gastronómicas também estiveram presentes, representados por 12 tasquinhas dinamizadas por instituições e coletividades de algumas das freguesias, que viram nesta iniciativa um valioso meio de divulgação e valorização do seu território, assim como uma importante fonte de receita para as atividades que desenvolvem ao longo do ano.
Destaque ainda para o espaço de comercialização de produtos locais e regionais, assim como para a zona de “showcooking” a cargo do Chef Flávio Silva, um dos embaixadores dos produtos da região e que, juntamente com os seus convidados, revelou os segredos de confeção de algumas das iguarias que caraterizam a região Terras de Sicó.
Em paralelo decorreu um programa de animação onde não faltou a música para todos os gostos.