PUB Gobrico

Associação Empresarial divulga lista das 100 maiores empresas de Ansião

Marco Marques, 30 outubro 2024

2 min · 169

Associação Empresarial divulga lista das 100 maiores empresas de Ansião
A Associação Empresarial de Ansião (AEDA) destacou o trabalho efetuado pelas empresas do concelho através da realização de mais uma Gala do Empresário, que decorreu no passado dia 26 de outubro no Centro de Negócios do Camporês.
Na ocasião, foram revelados os rankings relativos à performance económico-financeira das empresas relativamente a 2023. Para a elaboração destes rankings, a AEDA selecionou as 100 maiores empresas de acordo com o volume de negócios e entrega do relatório de Informação Empresarial Simplificada. Já para a eleição das 10 melhores, considerou seis critérios: valor acrescentado bruto, aumento de volume de negócios, rentabilidade dos capitais próprios, autonomia financeira, produtividade real e geração de emprego. 
Realce para a liderança das 10 melhores empresas, conquistada pela Auto Mecânica Alvorgense depois de ter ficado em 2.º lugar no ano transato. Na segunda posição ficou a Leca Portugal e em 3.º a Fipal S.A. que era líder em 2023 (dados de 2022).
Na longa lista das 100 maiores, são as mesmas 3 empresas a estar em destaque, mas com diferente ordenação classificativa, que mantém a Fipal como a que regista um maior volume de negócios, seguida da Auto Mecânica Alvorgense e da Leca Portugal.
Hugo Bairrada, presidente da AEDA, explicou aos cerca de 150 empresários presentes que estes rankings apenas dizem respeito às empresas assim classificadas, pois existem muitos mais empresários em nome individual no concelho, embora sobre estes não haja dados apurados. 
Aquele responsável frisou o facto de existirem cada vez mais empresas e disse que o objetivo de iniciativas como esta passa por “criar mais união” e também “servir de motivação” para a continuidade do trabalho empresarial.
Lilibeth Ferreira, em representação do presidente da Assembleia Municipal de Ansião, disse ser importante “homenagear o espírito empreendedor” e “valorizar o contributo [que estas empresas] que dão à economia”.
Apesar dos “tempos desafiantes”, a deputada municipal elogiou o “impacto positivo na criação de emprego e na criação de valor para o progresso do concelho”.
Também o presente da autarquia afinou por esse prisma, enaltecendo o tecido empresarial ansianense como “resiliente e combativo, que arregaça as mangas e enfrenta as adversidades”. António José Domingues frisou a vitalidade das empresas ansianenses que, regra geral, “superaram a pandemia e mantiveram os postos de trabalho”, num esforço assinalável que “repetem todos os dias” e que “esta gala também reconhece”.
A anteceder a Gala propriamente dita, decorreu uma sessão de esclarecimentos e de apresentação dos Fundos Comunitários, na qual foi explicado o Sistema de Incentivos de Base Territorial, por Horácio Mota (Inov4you) e também um plano sobre apoios financeiros às empresas.
PUB Minipreço
© 2025 Jornal Horizonte