A maior edição do festival de cinema de comédia HaHaArt aconteceu em Pombal de 24 a 28 de outubro, com cinco dias dedicados ao género e a exibição de mais de meia centena de filmes. Além de crescer de três para cinco dias, novidade este ano foi a criação de secções não-competitivas, que se somam aos filmes a concurso: 39 de 21 países.
Um dos objetivos desta terceira edição, dirigida por Manuel Oliveira e a cargo do Cineclube de Pombal, passou por “enfatizar a diversidade” das comédias exibidas no HaHaArt Film Festival.
O festival teve este ano em competição seis países que ainda não tinham exibido filmes em Pombal, casos “do Líbano, Palestina, Eslováquia ou Suécia, entre outros”.
Para o diretor, o crescimento do HaHaArt significa que “o festival está a começar a fazer parte do mapa destes grandes filmes que fazem o percurso dos festivais, tanto europeus como do mundo fora”.
Também a produção nacional esteve mais representada, com oito filmes, o que deixou a equipa do Cineclube de Pombal “muito satisfeita”: “É um aumento relativamente substancial e também representa uma diversidade muito grande, tanto de pontos de vista autorais, como de tipos de filme, que vão desde o ‘mockumentary’ à clássica ‘sex comedy’ e outros géneros”.
Para além das sessões no Teatro-Cine e no Auditório Municipal, por onde passaram sessões para escolas, decorreu ainda uma mesa-redonda e sessões para famílias, com o apoio da Monstrinha e uma masterclass de escrita de comédia, esta na Casa Varela.