Já tiveram início as intervenções de reabilitação e valorização do Rio Arunca, que irão decorrer em toda a sua extensão, desde a nascente (Albergaria dos Doze) até ao limite do concelho (Almagreira) numa extensão de 30,5km.
Trata-se de uma intervenção realizada no âmbito de um protocolo celebrado entre o Município de Pombal e a Agência Portuguesa do Ambiente, resultando no financiamento de até 625 mil euros através do Fundo Ambiental.
Os trabalhos irão abranger 97 hectares e preveem a plantação de 15.690 árvores e arbustos, assim como a beneficiação de 2,3km de trilhos.
Com o referido projeto, que contempla três fases (Regeneração Natural, Renaturalização, e Gestão Ativa) tem como resultados esperados: boa qualidade da água; recuperar a galeria ripícola e melhorar as condições biofísicas de suporte à biodiversidade; recuperar a conetividade fluvial; garantir o escoamento nas linhas de água; estabilizar e minimizar o impacto da erosão nos taludes marginais, com soluções técnicas de engenharia natural; e, prevenir cheias e inundações, promovendo a segurança das pessoas e bens.
Também a introdução de corredores verdes, no próprio leito do rio, na galeria ripícola, nos anfiteatros naturais ou nos trilhos de gestão ativa, cria ambientes naturais mais calmos e saudáveis para usufruto de toda a comunidade.