Ao final da tarde e noite do passado dia 28 de setembro, a Praça do Município de Ansião teve instalada a linha de partida e a meta da sétima edição da Corrida do Calaias. Uma iniciativa solidária, que somou uma corrida e também uma caminhada pelos seus cerca de cinco quilómetros de extensão, com dinamização tripartida dos Ansibikers, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ansião (BVA) e do Município de Ansião.
O principal objetivo a que esta Corrida do Calaias se voltou a propor foi angariar fundos para os BVA e foi precisamente com a entrega de um cheque no valor de cinco mil euros que a noite terminou.
A propósito, o presidente da Direção dos BVA disse que “é muito bom voltarmos a ter esta prova” que teve “uma forte adesão”. Rui Rocha aproveitou para sublinhar a felicidade de haver, no Concelho de Ansião, diversas coletividades “que fazem iniciativas para reverter para os bombeiros”, prescindindo muitas vezes de alguns valores monetários que poderiam usar nas suas próprias atividades, mas que decidem doar aos bombeiros.
De referir que a edição de 2024 da Corrida do Calaias teve uma novidade: a Firefighter Race, que contou com a participação de bombeiros da corporação ansianense e também de corporações vizinhas, como foi o caso de Pombal, que subiu ao mais alto lugar do pódio. Para além disso, houve dois momentos habituais: uma prova destinada aos mais novos, ao final da tarde, e a entrega dos prémios relativos à última edição, a 4ª, do Campeonato Municipal de Trail, já noite feita.
A propósito, o presidente da Câmara Municipal de Ansião, António José Domingues, referiu que as “associações são o motor desta iniciativa”, que contribui de sobremaneira para a “valorização do território”.
Recorde-se que, no que diz respeito ao Trail Longo, Glória Serrazina e Marco Pacheco destacaram-se, já no Trail Curto os primeiros lugares do pódio foram para Cristina Pedro e Marco Gomes, em femininos e masculinos, respetivamente.