PUB Gobrico

Avelarense reforça aposta no futebol feminino com equipas Sub13 e Sub17

Marco Marques, 30 outubro 2024

2 min · 80

Avelarense reforça aposta no futebol feminino com equipas Sub13 e Sub17
Depois de na última época se ter estreado com uma equipa de futebol feminino no escalão de Infantis Sub13, o Avelarense vai competir em 2024-25 com duas equipas, mantendo a de sub13 e apostando também numa de Sub17, escalão que se disputa na variante de futebol de 9.
O presidente do clube, André Mendes, lembra que o projeto do futebol feminino começou na época passada, ainda pela mão de Jorge Tomás, que “foi o seu primeiro impulsionador”. “Fruto do número cada vez maior de atletas do sexo feminino a querer praticar futebol, decidimos fazer a aposta, seguindo o panorama do futebol nacional e internacional, em que o futebol feminino tem evoluído a olhos vistos”, refere o dirigente. 
Os objetivos passam essencialmente por “dar condições para que as jovens atletas possam evoluir e desfrutar da prática da modalidade, inseridas naquilo que são os valores do clube”.
Na presente época 24/25 o clube já tem 25 atletas inscritas entre as Sub13 e as Sub17 mas André Mendes diz que o objetivo é “ir captando novas atletas ao longo da época”.
Com este incremento, o clube vê no entanto aumentarem as dificuldades de gestão, sobretudo em termos de infraestruturas. “Tem sido necessária uma gestão praticamente ao minuto, todos os dias, para conseguirmos dar condições a todas as equipas em atividade no clube”, explica André Mendes, considerando que ter 165 atletas a treinar e jogar num único campo é um “cenário complicado”, com o relvado sintético a “apresentar sinais cada vez maiores de um elevado desgaste”.
Também os transportes são dores de cabeça, valendo a “disponibilidade da Junta de Freguesia do Avelar e da ETP de Sicó, que têm ajudado muito”.
O dirigente enaltece o trabalho do treinador João Calado, que se mantém do ano passado com as Sub13, acompanhado pela diretora Marisa Simões. Já a nova equipa de Sub17, será liderada pelo treinador Carlos Silva, que é também coordenador do Futebol Feminino e terá como diretor Tavares.
PUB Minipreço
© 2025 Jornal Horizonte