As bases para um novo ciclo de desenvolvimento estão preparadas em Pombal. Quem o afirma é o presidente da Câmara, Pedro Pimpão, que traça “um balanço muito positivo do caminho percorrido” no seu mandato e agradece “a todos os parceiros locais e instituições regionais, o seu grau de compromisso com Pombal e com o futuro coletivo”.
O autarca discursava na sessão solene do Dia do Município a 11 de novembro, perante a presença ilustre do presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, referindo “ao longo destes anos preparámos as bases para um novo ciclo de desenvolvimento do nosso concelho, com o propósito de o tornar cada vez mais verde, digital e atrativo ao investimento e ao crescimento económico”.
Pimpão enumerou alguns dos projetos lançados e executados nos últimos três anos, considerados “estruturantes para o futuro em várias áreas”, tais como educação; cultura; promoção do livro e da leitura; juventude e fixação das novas gerações; desporto e promoção da atividade física; turismo; urbanismo; captação de investimento e fixação de talento; saúde; promoção do envelhecimento ativo, saudável e feliz; preservação do ambiente e ecologia; águas e saneamento básico; entre outras.
Virando o discurso para o futuro, o edil abordou alguns dos “desafios que temos pela frente”, e de que são exemplo o parque verde urbano da cidade, complementado por uma rede de parques verdes nas freguesias, bem como a consolidação do Ensino Superior em Pombal.
Sobre este último ponto, Pedro Pimpão deu nota de que “o grupo de trabalho criado pelo Politécnico de Leiria já entregou a proposta de constituição de uma Escola Superior em Pombal, estando reunidas as condições para avançarmos com o projeto de construção do novo Polo de Ensino Superior em Pombal, um desígnio antigo e que será mesmo uma realidade”, afirmou.
O presidente da autarquia pombalense anunciou, igualmente, a construção de um novo pavilhão gimnodesportivo em Pombal com bancadas com capacidade para 1000 lugares sentados, correspondendo deste modo a “um anseio do movimento desportivo.”
Volvidos três anos de mandato, o autarca está convicto que, “apesar da grande exigência e com alguns acontecimentos marcantes”, foram anos de “muito trabalho frutífero” que permitiu “lançar as bases necessárias para continuarmos a desenvolver o nosso território e a melhorar a qualidade de vida dos pombalenses.”
“Garantimos que iremos continuar a dar o melhor de nós em prol da comunidade”, vincou Pedro Pimpão, agradecendo aos pombalenses por “nos ajudarem a construirmos juntos esta nova ambição para Pombal”.
CONDECORADOS CIDADÃOS,
EMPRESAS E INSTITUIÇÕES
As comemorações do Dia do Município ficaram especialmente marcadas pela atribuição de condecorações municipais a cidadãos, empresas e instituições. Luís Marques, natural de Abiúl e que desempenhou os cargos de diretor-geral da SIC e administrador da RTP, foi distinguido com a Medalha de Prestígio e Carreira, grau ouro.
A Medalha de Mérito Municipal Cultural, grau ouro, foi entregue à Banda Filarmónica Ilhense, que celebrou 100 anos de atividade; e o grau prata foi para a cantora Iolanda, pombalense que representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção deste ano.
Joana Benzinho, co-fundadora e presidente da associação humanitária Afectos com Letras, foi distinguida com o grau prata da Medalha Municipal Altruísmo e Abnegação; enquanto as empresas Joaquim Gameiro, Panorâmico Aquaparque e Carvisouto receberam a Medalha de Mérito Municipal Empresarial, grau prata. A Medalha de Mérito Municipal de Valor Desportivo, grau prata, foi atribuída à basquetebolista Beatriz Jordão e ao Grupo Desportivo da Pelariga. Já o Grupo Motard Marquês de Pombal e a AJEC Barrocal receberam a Medalha Mérito Municipal Associativo, grau prata.
Alzira da Graça Pereira foi distinguida com o grau prata da Medalha de Mérito Municipal pelo trabalho realizado em prol da valorização da arte do bracejo, na Cooperativa Cestinhos da Ilha.
A Câmara Municipal de Pombal distinguiu ainda, a título póstumo, o médico e ex-autarca da freguesia do Carriço, Célio Ferreira Fernandes.
Os trabalhadores da autarquia que completaram 25 anos de serviço foram também reconhecidos nesta sessão solene.