PUB Gobrico

Gala de Desporto homenageou movimento associativo de Ansião

Marco Marques, 28 novembro 2024

3 min · 83

Gala de Desporto homenageou movimento associativo de Ansião
Dezasseis personalidades e associações foram premiados na Gala do Desporto, promovida pelo Município de Ansião e que assinalou de forma marcante os 25 anos de realização dos Jogos Desportivos neste concelho. Uma ode ao associativismo enaltecida pela presença de autarcas e responsáveis de várias modalidades desportivas no distrito de Leiria e também do presidente do Comité Olímpico de Portugal, Artur Lopes.
Numa cerimónia que juntou mais de três centenas de pessoas na noite de 22 de novembro, a sala corporate do Centro de Negócios foi palco de uma grande festa, abrilhantada pelas performances dos alunos da Escola de Dança das Cinco Vilas e pela Orquestra Ligeira da Filarmónica Ansianense.
Antes da entrega de prémios, o vice-presidente da autarquia e responsável pelo pelouro do Desporto, explicou que o evento pretendeu “reconhecer e valorizar os agentes que se destacaram no desporto e no dinamismo associativo do concelho, incentivando todos os envolvidos a melhorarem as suas prestações e a captarem mais praticantes”. Jorge Paulo Fernandes agradeceu o empenho de todas as pessoas envolvidas e disse sentir um “enorme orgulho pela dinâmica desportiva e associativa” que o concelho demonstra.
Relativamente aos prémios, foram atribuídos 13 nas categorias de desporto propriamente dito, 3 no âmbito dos Jogos Desportivos e um prémio de homenagem.
Os nomeados para as várias categorias foram propostos por clubes e associações entre os dias 22 de julho e 31 de agosto, a que se seguiu um período de votações por um júri de 22 pessoas.
Pelo ecrã gigante da Gala “desfilaram” todos os finalistas das várias categorias com apresentações de vídeo e foram dados a conhecer os vencedores.
O Atleta Jovem masculino foi Martim Mendes (Atletismo) e na variante feminina foi eleita Maria Jacob Dias (Ginástica). Já o futsalista Gualter Silva arrebatou o troféu de Atleta masculino, enquanto a praticante de Trail Clarinda Santos recebeu o mesmo galardão no feminino.
Os Atletas Revelação foram Afonso Simões (Trail) e Leonor Santos (Ténis), enquanto para Treinador foi eleito João Paulo Marques (Andebol). A vencedora do prémio Dirigente foi Guida Duarte (Ginástica Acrobática)  e o Prémio Equipa foi entregue aos Sub17 do AC Avelarense, campeões distritais de Futebol 11.
O prémio Associação foi para a Academia de Ténis de Avelar e o prémio de Evento Desportivo foi atribuído ao Campeonato Municipal de Trail. O galardão referente ao Desporto Escolar foi ganho por Flávio Silva (Badmington) e a Desportista de Mérito foi Sílvia Dias (Trail).
No que diz respeito aos Jogos Desportivos do Concelho de Ansião, o prémio Prestígio foi atribuído à associação os Moscardos, o troféu Dedicação ao Centro de Amizade de Santiago da Guarda e o Prémio 25 Anos à Associação Cultural da Torre de Vale de Todos.
Finalmente, num momento coletivo de grande emoção, o prémio Homenagem foi atribuído à memória de Jorge Tomás, pela sua envolvência de décadas na promoção do desporto, designadamente do futebol masculino e feminino.
Pelo palco passaram vários responsáveis, unânimes em parabenizar a dinâmica desportiva e associativa do concelho de Ansião. O mesmo fizeram outros tantos autarcas, designadamente os três presidentes de Câmara que criaram e mantiveram os Jogos Desportivos: Fernando Marques, Rui Rocha e António José Domingues. Sobraram elogios para o papel do movimento associativo e também para duas pessoas que estiveram na génese desta iniciativa: Fernando Inácio Medeiros, que foi o criador do conceito e Nuno Godinho, que através do Gabinete de Desporto da autarquia, tem organizado os Jogos nos últimos 25 anos.
PUB Minipreço
© 2025 Jornal Horizonte