O Hospital de Avelar dispõe desde hoje (17 de dezembro) de um Centro de Atendimento Clínico, que prestará cuidados de saúde a utentes considerados não urgentes e/ou pouco urgentes referenciados pelo SNS 24 ou pela Unidade Local de Saúde de Coimbra.
Este Centro, terá uma capacidade de atendimento até 14.000 utentes por ano e estará disponível todos os dias da semana.
No período entre as 10 e as 22 horas, prestará serviço uma equipa composta por um médico, um técnico de radiologia e um enfermeiro, estando disponível meios complementares de diagnóstico como raio-x, ecografias e análises clínicas. No restante período, entre as 22 horas da noite e as 10h00 da manhã, estará disponível um médico e um enfermeiro, neste caso sem suporte de meios complementares de diagnóstico.
O principal propósito do Ministério da Saúde em criar estes Centros de Atendimento é libertar as urgências dos grandes Hospitais, que enfrentam grandes constrangimentos pelo elevado acesso de utentes aos mesmos.
A ministra da Saúde, Ana Paula Martins estará em Avelar no dia 19 de dezembro para a assinatura do protocolo entre a ULS Coimbra e a Fundação Nossa Senhora da Guia.