O programa ECOXXI, que identifica e reconhece as boas práticas ambientais e sociais dos municípios portugueses, coordenado pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, considerou Pombal, pelo quinto ano consecutivo, como o município mais sustentável do país.
Pombal obteve a pontuação mais elevada (93%) do programa ao qual se candidataram 62 municípios, três dos quais do distrito de Leiria (Leiria, Nazaré e Pombal). Refira-se que Pombal é um dos 19 municípios que participam continuamente no programa Bandeira Verde ECOXXI há mais de 15 anos.
Composto por 21 indicadores de sustentabilidade local, este programa pretende avaliar a prestação dos municípios, reconhecendo como eco-municípios os que demonstram a implementação de boas práticas, políticas e ações em torno de alguns temas considerados chave.
O sistema de indicadores ECOXXI permite não só o diagnóstico dos principais pontos fortes e fracos em termos de práticas e políticas municipais de sustentabilidade, como também aferir progressos.
Na edição deste ano, a ABAAE destacou o projeto do futuro Parque Verde de Pombal como um bom exemplo de sustentabilidade. Uma infraestrutura que prevê várias valências, como um anfiteatro, uma piscina ao ar livre biológica; equipamentos desportivos e hídricos; parque canino; cafetaria; Casa do Ambiente e Sustentabilidade, bem como percursos de pedovia e ciclovia. Serão plantadas mais de 540 árvores.
O Parque abrangerá cerca de 61 mil m2 em pleno perímetro urbano.