A Zona Industrial da Guia vai ser expandida, com a criação de 21 novos lotes de terreno, fruto da aprovação da candidatura do Município de Pombal ao Programa Regional Centro 2030, na ordem dos 1,9 milhões de euros, para um investimento superior a 4,3 milhões de euros. O objetivo é “dar resposta à elevada procura de novos investidores”, informou autarquia.
O projeto irá “suprir a falta de espaços destinados à instalação de empresas, uma vez que a capacidade da atual área da zona industrial se encontra esgotada, tendo merecido parecer favorável da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria”.
A operação de loteamento, numa área superior a 17 hectares, surge como uma expansão da Zona Industrial da Guia, na zona oeste do concelho, enquadrada na estratégia municipal de “promover a criação de novas unidades produtivas, contribuindo para estimular o emprego, favorecendo a atratividade do território e a fixação da população”.
A Câmara Municipal concretiza, assim, “mais um compromisso assumido com os pombalenses, de transformar Pombal num concelho mais inovador e atrativo para os investidores e para o tecido empresarial, como condição fundamental para a criação de emprego, captação de talento e fixação de pessoas”, acrescenta a mesma nota.
O presidente da Câmara, Pedro Pimpão, considera tratar-se de “um dos maiores investimentos do município que reforça a aposta no desenvolvimento económico, na atração de novas empresas e na criação de emprego qualificado para as novas gerações.”
O referido projeto insere-se num desígnio municipal de “criar valor e fomentar emprego qualificado que contribua para fixar quadros em Pombal”. Estratégia que inclui igualmente, a criação do novo Polo II do Parque Industrial Manuel da Mota e a ampliação das zonas industriais de Albergaria dos Doze, do Louriçal e de Meires/ Tinto, assim como, os projetos para os futuros parques empresariais Pombal-Sul e Pombal-Sicó.