PUB Gobrico

Centro de Saúde de Ansião reforçado com duas novas médicas de família

Marco Marques, 30 janeiro 2025

2 min · 139

Centro de Saúde de Ansião reforçado com duas novas médicas de família
O Centro de Saúde de Ansião vai ser reforçado com duas novas médicas de família já desde o início deste mês de fevereiro, segundo revelou o presidente da Câmara de Ansião.
António José Domingues falava à margem da cerimónia de apresentação pública dos símbolos heráldicos da Freguesia de Ansião, no dia 25 de janeiro: “na quinta-feira [30 de janeiro] irei estar em Coimbra, a assinar um contrato de trabalho para mais duas médicas no concelho de Ansião”, confidenciou. Numa altura em que são ainda muitas as pessoas referenciadas sem médico de família, o edil acrescentou que este é um passo “importante na questão de proximidade, de valorização das populações” e deixou sublinhado um agradecimento à Unidade Local de Saúde de Coimbra, por “toda a disponibilidade, abertura e entendimento” que aquela entidade teve relativamente a Ansião.
O presidente da Câmara reforçou que foi possível “chegar a um momento importante, que é termos o nosso território efetivamente dotado com os médicos que são necessários, porque a Saúde é um pilar fundamental nestes territórios de baixa densidade, onde às vezes a atratividade não é suficiente para trazer todos os recursos, todos os profissionais”.
Para esta contratação de novos médicos não é alheia a constituição da Unidade de Saúde Familiar modelo B (USF-B), que vigora em Ansião desde o passado dia 22 de janeiro e que possibilita um quadro remuneratório muito mais atrativo para os profissionais de saúde.
Ainda recentemente o presidente da Unidade Local de Saúde de Coimbra referiu que este modelo “praticamente duplica a remuneração dos médicos” e representa “um crescimento muito grande da remuneração dos enfermeiros e dos assistentes técnicos”. Condições que segundo Alexandre Lourenço possibilitam a “atração de mais profissionais para o território”.
Aquele responsável garantiu ainda que a implementação deste modelo B em Ansião não coloca em risco as extensões de saúde do concelho, que serão mantidas.
Refira-se que o Centro de Saúde de Ansião passa agora a contar no seu quadro clínico com 8 médicos e 8 enfermeiros.
MM / RP
PUB Minipreço
© 2025 Jornal Horizonte