Depois de ter sido remodelada radicalmente no ano 2000, a Praça Costa Rego volta agora a ser alvo de uma intervenção assinalável. A degradação do piso e dos equipamentos era por demais evidente, reflexo da intensa utilização diária e sobretudo do desgaste provocado pela realização de eventos como a Festa da Guia. A população já reclamava dos desníveis nas pedras do piso, muitas delas rachadas e outras partidas e também do parque infantil, exíguo para a quantidade de crianças e com deficiências ao nível dos equipamentos e da segurança. Estas preocupações fizeram colocar a intervenção na lista das prioridades da Junta de Freguesia, que disso deu conta à Câmara Municipal.
Do projeto em curso há a realçar a requalificação ao nível do parque infantil, do espelho de água e da colocação de ecopontos subterrâneos, para além da colocação de equipamento urbano adaptado às necessidades da atualidade.
Relativamente ao parque infantil, a memória descritiva deia perceber que a área do mesmo será aumentada e este terá como equipamentos uma mesa de jogos e 4 bancos, dois conjuntos de baloiços [um destinado a crianças menores de 3 anos, dois bonecos de mola, adequados também a crianças com mobilidade reduzida, um escorrega e um conjunto multiatividades com postes, rampas, escorregas e bancos.
Grande novidade é a colocação de ecopontos. Na zona do Parque Infantil junto à passadeira, e no início da Rua da Rapoula está prevista a colocação de 4 contentores subterrâneos, cujo acesso vai ser facilitado pela ampliação da zona de passeio.
Em redor da Praça, será também revista a rede viária com colocação de passadeiras em fresagem [embutidas no pavimento em calçada grossa branca] e uma com lomba [passagem para o Forno Medieval].
Relativamente ao mobiliário urbano, os bebedouros existentes vão ser substituídos por bebedouros adaptados a pessoas com mobilidade reduzida, e os bancos de descanso vão ser reparados.
Com esta intervenção, a autarquia pretende “responder às preocupações e aos anseios da população de ver melhoradas as acessibilidades, a defesa do ambiente e a segurança e bem-estar das pessoas, princípios que quer imprimir nas obras que tem projetadas, dotando os espaços públicos das melhores condições para todas as pessoas”.
Para o executivo da Junta de Freguesia, este conjunto de benfeitorias “tornará o centro da Vila de Avelar ainda mais digno e aprazível, permitindo um melhor usufruto a todos os que o queiram utilizar de forma civilizada, desde os mais jovens que passarão a ter um parque infantil mais moderno, com mais espaço e inclusivo, e aos menos jovens que poderão usufruir de equipamentos reabilitados e mais ajustados às suas necessidades e anseios”.
Fernando Inácio Medeiros frisa o facto da Praça “passar a estar livre de caixotes do lixo, que muito destoavam a bonita imagem que a sua arquitetura apresenta”, destacando a colocação dos silos subterrâneos instalados em locais opostos, que “permitirão uma melhor gestão dos inertes que provêm do comércio e das residências instaladas no centro da Vila”.
O presidente da Junta lamenta contudo, não ter sido ainda possível inscrever no orçamento a requalificação dos WC públicos, embora “seja vontade da Junta de Freguesia influenciar o Município para uma suave, mas necessária reabilitação do interior das mesmas”.
Conjunto de investimentos aguarda abertura de concurso
Para além da reabilitação da Praça, são vários os investimentos identificados pela Junta de Freguesia para realização no curto prazo.
“A construção de um campo de Padel, a reabilitação do 1º andar do Mercado, assim como a construção de passeios na Rua da Silé, entre outras”, são obras que aguardam abertura de procedimento concursal”, adianta Fernando Inácio Medeiros.
Concretizadas estão a requalificação do Forno Medieval e a colocação de betuminoso na Rua Manuel Pintassilgo.
“A construção de um campo de Padel, a reabilitação do 1º andar do Mercado, assim como a construção de passeios na Rua da Silé, entre outras”, são obras que aguardam abertura de procedimento concursal”, adianta Fernando Inácio Medeiros.
Concretizadas estão a requalificação do Forno Medieval e a colocação de betuminoso na Rua Manuel Pintassilgo.
Já a colocação de calçada em bermas e valetas e construção de passeios nas Rua do Casal de Santo António e Rua Manuel Medeiros, foram obras realizadas durante os passados meses de julho e agosto ao abrigo do contrato interadministrativo celebrado com o Município de Ansião.