Pela sua distinção, os ansianenses Pedro Gonzaga e Simão Gonçalves iniciaram recentemente um roteiro, que terá a duração de oito meses, pelo Sul do continente africano, onde vão integrar missões de voluntariado nas áreas da educação, da sustentabilidade e das artes e fazer work exchange, trabalho a troco de alimentação e alojamento, em quintas e comunidades [ndr: de que o nosso jornal dá conta com crónica mensal na pág. 25].
“Foi considerando os valores cívicos e humanos que norteiam esta experiência, que a Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, atribuir um apoio financeiro que ajude a suportar os encargos que esta jornada implica”, refere a autarquia.
Os autores do projeto “Sou(me)thing”, desenvolvido com a colaboração do Município, irão passar pela Tanzânia, Zâmbia, Moçambique, Botswana, Zimbabué, África do Sul, Namíbia e Angola, levando também na bagagem o nome de Ansião e das suas gentes.
O Município de Ansião felicita os jovens “pelo seu espírito empreendedor” e deseja-lhes “uma enriquecedora viagem que possa contribuir também para o enriquecimento da comunidade ansianense”.