O concelho de Penela é um dos 7 que não podem avançar no plano de desconfinamento, mantendo as restrições que estavam em vigor. Enquanto a maior parte do país avança para a terceira fase do plano de desconfinamento, há sete concelhos que não transitam para o nível seguinte e quatro onde será preciso mesmo dar um passo atrás já na próxima segunda-feira, 19 de Abril.
Estes 11 municípios registaram, em duas avaliações consecutivas, um índice de transmissibilidade superior a 1 e uma incidência de novos casos por 100 mil habitantes superior a 120, os dois indicadores que têm guiado o avanço (ou recuo) da abertura do país.
Da nossa região, apenas Penela está no lote dos concelhos que não avançam, juntamente com Alandroal, Albufeira, Beja, Carregal do Sal, Figueira da Foz e Marinha Grande. Os concelhos que recuam são Moura, Odemira, Portimão e Rio Maior.
Nos concelhos que avançam no plano de desconfinamento, a partir de 2ª feira, além das atividades permitidas até agora, prevê-se a abertura dos seguintes sectores: ensino secundário e superior; cinemas, teatros, auditórios, salas de espectáculos; lojas de cidadão (por marcação); todas as lojas e centros comerciais; restaurantes e pastelarias (máximo de quatro pessoas por grupo, mas esplanadas no interior e máximo de seis pessoas por grupo no exterior) até às 22h durante a semana e 13h ao fim-de-semana e feriados; modalidades desportivas de médio risco, eventos exteriores com diminuição de lotação (cinco pessoas por 100 metros quadrados), casamentos e baptizados com 25% de lotação e prática de atividade física ao ar livre (permitida até seis pessoas).