O banco Santander Totta vai encerrar o seu balcão de Avelar já no próximo dia 25 de junho. A notícia foi confirmada ao nosso jornal pelo presidente da Junta de Freguesia de Avelar, Fernando Inácio Medeiros, convocado para uma reunião com responsáveis do Banco no passado dia 28 de maio, reunião essa em que esteve presente também o presidente da Câmara de Ansião.
Após rumores que foram circulando nas redes sociais nos últimos dias, confirmou-se o pior cenário, e o Banco que completaria no próximo mês de julho 56 anos de existência em Avelar, vai mesmo fechar as portas nesta vila. Um decisão que a Junta de Freguesia lamenta em comunicado, dizendo que “o Banco Santander Totta deixou de encarar a nossa freguesia de Avelar como estratégica e rentável, apesar dos muitos avelarenses que ainda depositam na instituição grande confiança e admiração”.
Uma medida “inesperada e surpreendente” e que fez aquela autarquia local ter usado todos os meios ao seu alcance para tentar reverter esta situação. O presidente da Junta de Freguesia tentou “fazer ver aos seus responsáveis que o banco está implantado em Avelar há praticamente 56 anos, que tem um elevado número de clientes e que fará muita falta à vila e à freguesia, sobretudo aos nossos comerciantes e aos nossos idosos, mas também aos jovens e ao investimento industrial e comercial”, pois considera que “apesar dos tempos difíceis, Avelar ainda demonstra vitalidade”.
Ainda segundo o comunicado da Junta de Freguesia, as razões apresentadas pelo Banco para este desfecho, prendem-se com “a atual conjuntura e a consequente crise económica instalada no sector bancário, que dificultam, por si só, a sustentabilidade de várias dezenas de agências por todo o país, onde se inclui infelizmente a de Avelar”.
Os responsáveis do Banco argumentaram ainda que atualmente as pessoas recorrem cada vez menos às agências, “preferindo efetuar as operações bancárias pela Internet”. Uma opinião que mereceu “total repudio” do presidente da Junta de Freguesia, por “não se enquadrar com a realidade dos nossos concidadãos, muitos ainda a depender do contacto presencial para resolverem os seus problemas neste setor”.
A Junta de Freguesia considera que esta decisão “se traduzirá numa verdadeira perda para Avelar e para os avelarenses”, lamentando ainda “a forma como nos foi comunicada, sem nos ser dada qualquer oportunidade para poderem ser tomadas algumas providencias que pudessem minimizar os piores indicadores observados na praça de Avelar”.
A autarquia local recorda ainda alguns “avelarenses de gema” que passaram por aquela casa, desde o tempo do Banco Totta & Açores e que contribuíram para “a afirmação desta dependência”. Um esforço que agora “se esvai inglório nesta decisão insensível e lamentável, manietada pela lógica dos números, sem pensar nas pessoas”, considera a Junta de Freguesia.
Segundo conseguimos apurar há a possibilidade de a Caixa de Multibanco – ATM continuar em funcionamento para levantamentos, depósitos, transferências, pagamentos, naquele ou em local ainda a definir em articulação com a Junta de Freguesia. Lembre-se que o balcão mais próximo do banco está localizado em Pombal.
De referir que o Santander Totta encerrou cerca de seis dezenas de balcões em 2020 e mais 41 no primeiro trimestre de 2021. Os responsáveis do banco consideram esta estratégia “obrigatória para sobreviver.”
O Banco Santander considera-se “o mais sólido banco de Portugal” e refere que nos últimos cinco anos, integrou o Banif e o Banco Popular, o que provocou “uma sobreposição de balcões e de serviços, quer na rede comercial, quer nos serviços centrais”.
O banco diz também que tem concentrado “os esforços e investimento em acompanhar a era da digitalização” que se vive, “com uma redução progressiva de balcões, redefinição funcional de outros, e a automação crescente de processos e funções ao nível dos serviços centrais”.