“Viagem ao Conhecimento” é o título de uma instalação artística que foi inaugurada, em pleno Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, feriado nacional de 10 de Junho, na Praça Luís de Camões, em Ansião. O mote foi o projeto Territórios de Pedra, que une os municípios de Ansião, Figueiró dos Vinhos e Pombal e que tem como principal objetivo afirmar-se enquanto marca cultural e turística da Região Centro, através da valorização da economia local e do desenvolvimento do território.
A rotunda existente na referida praça, mesmo ao lado da Escola Dr. Pascoal José de Mello, está agora calcetada, nomeadamente com uma caravela portuguesa, e tem ao centro uma rima de livros, feita em mármore.
Calcetaria e cantaria são, deste modo, as duas áreas que se pretenderam homenagear, nomeadamente através de uma estreita colaboração com a Associação de Moradores e Amigos do Lugar dos Netos (ALN), sob a coordenação artística de Fernando Freire.
Na inauguração, que contou com uma participação especial do Teatro Olimpo, o presidente da Câmara Municipal de Ansião disse que este projeto permitiu trazer “a cultura e a arte à rua” e que o mesmo define “a nossa identidade coletiva”. Ladeado pelas vereadoras da Cultura dos três municípios envolvidos neste projeto, António Domingues sublinhou que o mesmo “chama as associações a colaborar”, pois sem elas “cada um destes concelhos seria, efetivamente, mais pobre”.
Por sua vez, Fernando Freire falou sobre a inspiração artística desta intervenção, que incidiu no trabalho de calcetaria e de cantaria, ambos característicos do Concelho de Ansião e, concretamente, dos Netos. Uma tradição lembrada também por Paulo Freire, da ALN, para quem “foi uma honra” colaborar neste projeto, “porque a aldeia dos Netos está ligada, por várias gerações (...) a estas artes da calçada e da cantaria”.
Acrescente-se que, depois de Ansião, os Territórios de Pedra tiveram recentemente mais duas etapas: em Abiúl (concelho de Pombal), no passado dia 20, e em Aguda (Figueiró dos Vinhos), no dia 27.