A Polícia Judiciária informou hoje que deteve um homem de 51 anos “pela presumível prática dos crimes de homicídio qualificado, profanação de cadáver e detenção de arma proibida”, crimes ocorridos no final do passado mês de março, perto de Aldeia da Cruz, no concelho de Figueiró dos Vinhos.
De acordo com a PJ, que atuou através da Diretoria do Centro, em cumprimento de mandado de detenção emitido pelo Ministério Público no DIAP de Leiria, “por motivos não concretamente apurados, o arguido muniu-se de uma arma de fogo, atraiu a vítima, de 54 anos de idade para uma zona de floresta e terá disparado três tiros, pelas costas, que a atingiram na zona da cabeça e das costas”.
“Apercebendo-se que a vítima ainda evidenciava alguns sinais de vida, o suspeito terá golpeado a vítima, na zona da cabeça, provocando-lhe a morte”, refere a PJ que constata ainda que “seguidamente, arrastou o cadáver para o interior da floresta e cobriu-o com vegetação, para o ocultar”.
O arguido, de 51 anos de idade, foi presente a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.
De acordo com o que o nosso jornal apurou há mais pessoas a serem investigadas por alegada participação no homicídio, contudo, neste momento não terão ainda sido detidas.
CASO REMONTA A 1 DE ABRIL DESTE ANO
Jorge Parente tinha sido dado como desaparecido no dia 1 de abril e foi encontrado morto no dia seguinte de manhã na Aldeia de Ana de Aviz, em Figueiró dos Vinhos. O corpo foi descoberto por alguns populares que auxiliavam os bombeiros nas buscas. Estava já sem vida “perto do trator” que alegadamente conduziria.
O corpo foi encontrado encoberto por ramos de eucalipto e com alguns ferimentos, levantando de imediato suspeitas de que terá sido assassinado. Entre a vizinhança do homem, que vivia a cerca de dois quilómetros do local onde foi encontrado, circulou o rumor de que terá sido atraído ao local através de uma chamada telefónica, facto terá sido primordial para a resolução da investigação.
Jorge Parente tinha 53 anos, era solteiro e bastante estimado na comunidade. Era conhecido por ser pessoa muito trabalhadora e prestável, não lhe sendo conhecidos conflitos.