O Município de Figueiró dos Vinhos foi uma das autarquias contempladas com o financiamento para a instalação de um Centro Municipal de Proteção Civil, que permitirá dotar o concelho e a região de uma importante de infraestrutura de prevenção e resposta a cenários de emergência e proteção civil.
Segundo a informação disponibilizada pela autarquia no seu sítio de internet, a candidatura prevê a realização de obras de adaptação de um edifício existente na zona do Cabeço do Peão bem como a dotação com equipamento operacional, num valor de investimento de 290.729,77 euros comparticipados em 85% pelo CENTRO2020.
O Centro Municipal de Proteção Civil, cujas obras deverão ter início já em setembro deste ano, ficará inserido numa área que abrange o Centro de Meios Aéreos, o Posto de Vigia, a Unidade Local de Formação dos Bombeiros, a Helipista e o meio aéreo que serve de base logística a equipas dos GIPS, bem como o parque de máquinas do Município de Figueiró dos Vinhos. O objetivo é que esta proximidade de meios contribua para uniformizar esta área de atuação e facilitar a logística associada à mesma.